Para que não fique desamparado nos momentos mais críticos como, por exemplo, sem emprego, o Governo Federal brasileiro dispõe de vários benefícios. Estes benefícios visam dar uma vida melhor aos desempregados enquanto não arrumam um emprego para que sustentem suas famílias com dignidade.

Um dos benefícios que mais ouvimos falar anualmente é o seguro desemprego. Trata-se de um programa/benefício da seguridade social que tem foco principal auxiliar na manutenção e na procura de emprego, além de também promover assistência financeira temporária ao trabalhador que não possui trabalho.


Consulta Seguro Desemprego Online
(Foto: Reprodução) Consulta Seguro Desemprego


Para ter direito ao seguro desemprego é preciso está dentro de algumas regras definidas pelo governo. As principais são: dispensado sem justa causa, não possuir renda própria para sustentar sua família, tiver sido empregado de pessoa jurídica por pelo menos um período de seis meses nos últimos 36 meses e ter recebido salários consecutivos no período de seis meses anteriores a data de demissão.

Leia também: Como Consultar FGTS Pelo Celular

Consulta Seguro Desemprego

Hoje em dia os órgãos do governo estão informatizando vários serviços que antes só era possível indo até indo até agência de algum banco. Isto é bom, pois para fazer uma determinada atividade como consultar seguro desemprego antes demorava mais tempo, hoje está a disposição de um clique.
Para consulta seguro desemprego pela internet é preciso que tenha em mãos um computador conectado a uma internet com velocidade considerável para que não ocorra nenhum erro durante o momento da consulta. Com isto em mãos é hora de por a mão na massa. 

Consulta Seguro Desemprego Online
(Foto: Reprodução) Consulta Seguro Desemprego Online


1 – Para ser mais rápido, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego pelo seguinte endereço http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf.

2- Ao carregar a página você dará de cara com algumas informações a serem preenchidas para ter acesso a consulta seguro desemprego.

A primeira pede que digite o número do PIS-PASEP, sem hífen e ponto.

Já a segunda pede que digite os caracteres que aparecem na imagem abaixo. Caso não consiga visualizar direito você pode gerar outra imagem ou escutar os caracteres descrito.

3- Preenchida todas as informações clique no botão ‘consultar’. Se todas as informações fornecidas estiverem corretas você será redirecionado a página de consulta.


Como fazer o cálculo do seguro desemprego

Como você deve saber para determinar o valor do seguro desemprego é tido em considerações vários fatores: antepenúltimo, penúltimo e último salário, além de meses trabalhados nos últimos 36 meses e se recebeu seguro nos últimos 16 meses. Em breve iremos criar um artigo completo sobre como calcular seguro desemprego por isso não esqueça de acessar o site novamente.


Está com alguma dúvida sobre como consultar seguro desemprego? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucionar sua dúvidas.




One Comment

  1. esses sati nunca carregam e ficamos qse dez minutos pra digitar esse monte de letrinhas e quando se pensa que vai a ver algum resulta a pg só da erro isso é um desrespeito com o cidadão.

    ResponderExcluir

Consultar FGTS 2014. Tecnologia do Blogger.