Para que os trabalhadores brasileiros não fiquem sem apoio durante momentos críticos de sua vida como, por exemplo, desempregado, o Governo Federal juntamente com o Ministério do Trabalho dispõe de vários benefícios com intuito de sustentar sua família enquanto procura outro emprego.

Um dos benefícios que são mais ouvidos na roda de amigos e pesquisados na internet é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Creio que não saiba pelo nome, mas mais por sua sigla: FGTS.


Como Consultar FGTS - O que é FGTS? Descubra Tudo!
(Foto: Divulgação) Como Consultar FGTS - O que é FGTS? Descubra Tudo!

Quer saber um pouco mais sobre este beneficio e como consultar FGTS? Leia o artigo abaixo e retire suas dúvidas mais frequentes a cerca desse serviço.

O que é o FGTS?


O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, popularmente conhecido como FGTS, trata-se de um beneficio no qual possui o foco principal de ajudar o trabalhador em caso de demissão de emprego seja por vários motivos como catástrofes naturais ou doenças graves.

Resumindo, o FGTS é basicamente um depósito mensal, no valor de 8% do salário do emprego, que a empresa fica responsável por depositar na conta do empregado na Caixa Econômica.


Não são todas as pessoas que possuem direito a este benefício. Foi definido pelos órgãos administrador que apenas trabalhadores urbanos, rurais, avulsos, trabalhadores temporários e atletas profissionais (como jogador de futebol e jogador de vôlei de praia) teriam direito de sacar o fundo de garantia por tempo de trabalho.

Com o tempo o FGTS evoluiu e muito. Antes, era tido como uma forma de garantia de empresa denominada de estabilidade, portanto quando o empregado chegava ao período de 10 anos naquela determinada empresa apenas poderia ser d emitido por justa causa.

Leia também: Como Consultar Saldo FGTS

Consultar FGTS


Para consultar FGTS é muito fácil, basta apenas que tenha um pouco de atenção para que não cometa nenhum erro durante o processo de consulta ao saldo FGTS.

Para consultar FGTS online é preciso que tenha em mãos um computador conectado a internet com velocidade considerável para que não ocorra nenhum imprevisto além das informações de seu FGTS.

Com tudo isto em mãos é hora de colocar a mão na massa.

1- Acesse primeiramente o site oficial da Caixa Econômica Federal pelo link www.caixa.gov.br.

2- Clique no no sub-menu ‘serviços sociais’ e logo em seguida a opção FGTS.

3- Você será redirecionado a página relacionado ao FGTS, chegando nessa página vá até o menu de ‘serviços on-line’ e clique ‘extrato de FGTS’.

4- Nesta página estará um pequeno formulário para preenchimento de algumas informações para acesso a consulta.

5-

A primeira informação requerida é o NIS do seu PIS/PASEP, sem pontos e sem hífen.



Já a segunda informação requere que digite a sua senha internet. Caso não se lembre dessa senha, poderá apertar o botão ‘esqueci senha’ ou para trocar aperte no botão ‘trocar senha’.

6- Preenchida todas as informações pedidas clique no botão ‘ok’ localizado na parte inferior do site

7- Finalmente, você terá acesso a todas as informações sobre o FGTS, assim como o saldo.



Está com alguma dúvida sobre o que é e consultar FGTS? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucionar suas dúvidas.


Leave a Reply

Consultar FGTS 2014. Tecnologia do Blogger.