Como forma de amparar os trabalhadores nos momentos mais críticos de suas vidas, o Governo Federal tem em seu portfólio os mais variados tipos de benefícios.

Estes benefícios são de grande valia para a população brasileira, pois muitas vezes evitam uma família, por exemplo, entrar no índice da miséria e desemprego.


Como Sacar FGTS da Caixa Econômica Federal
(Foto: Ilustração) Como Sacar FGTS da Caixa Econômica Federal

Um dos benefícios que mais ouvimos falar anualmente entre os trabalhadores é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, creio que você não conheça pelo nome, mas sim pela sigla: FGTS.

Quer saber mais um pouco sobre o que é FGTS e como pode sacá-lo? Leia o artigo abaixo.

Leia também: Como Consultar o FGTS

O que é FGTS?


Trata-se de um beneficio no qual possui o principal foco de realizar uma reserva de dinheiro para a mão de obra, ou seja, o trabalhador. O depósito é feito de forma mensal com uma porcentagem aproximada a 8% do salário do empregado.

Além disso, o FGTS tem o foco principal de ajudar o trabalhador, caso seja submetido a questões desagradáveis como o encerramento de emprego por motivos de doenças ou também catástrofes naturais.

O saldo do FGTS é utilizado pelo Governo Brasileiro como uma forma de melhorar o País em diversos setores como na área de saneamento básico, infraestrutura urbana (pavimentação de estrada é uma delas) e também habitação popular.

Não são toda a classe trabalhista que possui direito ao FGTS. Foi determinada pelo Ministério do Trabalho e Governo Federal que apenas quem poderia ter direito ao FGTS seria os trabalhadores rurais e urbanos, conforme o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (conhecida como CLT), empregados domésticos, atletas profissionais (como jogadores de futebol e vôlei), trabalhadores avulsos e temporários.

Portanto, caso você fez sua consulta FGTS e visualizou que possui um saldo disponível, veja aqui neste artigo como sacar o FGTS.


Como sacar o FGTS


Para sacar o FGTS é muito fácil em dentro de poucos minutos você poderá o seu dependendo também das filas das agencias bancárias.

Como o FGTS é um beneficio administrado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério do Trabalho o banco escolhido para ser sacado o beneficio é o governamental Caixa Econômica Federal.

Os documentos e regras para serem sacadas variam de acordo com o motivo.

Por exemplo, caso seja demitido o trabalho deverá ir até uma agencia bancária da Caixa em mãos com seu Registro Geral (RG), termo de rescisão do contrato de trabalho (conhecido como TRCT) e, principalmente, sua carteira de trabalho.

Após a solicitação do FGTS retido, o saque ao FGTS poderá ser realizado em até cinco dias úteis da sua conta.

Está com alguma dúvida sobre como sacar o FGTS? Diga-nos na área de comentários para que possamos saná-las e esclarecer ao público.




5 Comments

  1. Tenho direito de retirar o FGTS mesmo estando registrado em outra empresa ?

    ResponderExcluir
  2. como sacar saldo da empresae anterior

    ResponderExcluir
  3. MEU nome é Aílton avilno Lima eu posso sacar meu FGTS mono tamo trabalho se ou não eu tenho quase 1 anos de trabalho e tou precisando muito dele

    ResponderExcluir
  4. Tenho FGTS retido de 2 empresas quando poderei retirar??? tive a informação q só no mês do meu aniversário, é verdade? Quais documentos tenho q levar??? Grato! Valéria

    ResponderExcluir
  5. Tenho FGTS retido de 2 empresas quando poderei retirar??? tive a informação q só no mês do meu aniversário, é verdade? Quais documentos tenho q levar??? Grato! Valéria

    ResponderExcluir

Consultar FGTS 2014. Tecnologia do Blogger.